sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Seis "Estrumentos de Trabalho" do Gestor Moderno

Plano de Carreira - conjunto intrincado de pré-requisitos engendrado para barrar o crescimento rápido de quem tenha mais competência que o chefe. Mais conhecido como Plano de Barreira.

Sistemática de Avaliação - compêndio de questões objetivas que pode ser manipulado para justificar escolhas de caráter pessoal e subjetivo, utilizado em conjunto com o Plano de Carreira é um poderoso instrumento de insatisfação do corpo funcional.

Simpósio Gerencial - excelente pretexto para ausentar-se em momentos de crise ou de grande insatisfação no ambiente organizacional.

Comitê de Negociação Salarial - grupo de paus mandados orientados para dizer "não" a qualquer reivindicação, ideal para evitar o desgaste pessoal do patrão nestas situações. É recomendado utilizar em conjunto com Simpósio Gerencial para blindar ainda mais a figura dos gestores.

Mentoria - atividade desempenhada por colaborador interno que se pretenda isentar ou isolar de qualquer responsabilidade sobre os resultados obtidos pela equipe de trabalho. Pela subjetividade da atuação, é uma forma inteligente de se premiar o pau mandado e favorecer sua avaliação pela total alienação em relação ao trabalho efetivo.

Consultoria - atividade desempenhada por colaborador externo que se pretenda responsabilizar por toda e qualquer decisão equivocada ou desastrosa que venha a comprometer a percepção sobre a competência do gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário